Produção: 30kg de tilápia a cada ciclo de 90 dias.
Medidas: 4,4m de largura total (raio de 2,2m), altura de 0,7m.
Capacidade: 10.000 litros e 150 tilápias.
Utilização: use no máximo 1.000 litros de água por dia para regar as plantas. Essa água deve ser reposta no tanque. Pode usar água da rua no tanque, mesmo que tenha cloro.
O tanque deve ter 2,2m de raio e ser feito de blocos de concreto, tijolos etc. Reboque todas as paredes e fazer a laje do tanque. A inclinação no centro do tanque ajuda no deslocamento dos sedimentos para o centro.
Bomba d´água SP 2000 para oxigenar e fazer a água se mover no tanque, o formato circular ajuda a concentrar os sedimentos no centro para irem até o sedimentador.
O sedimentador é onde se concentra os dejetos e restos de ração não consumida dos peixes. Essa água sedimentada é ótima para regar as plantas.
A função da tampa perfurada é impedir que os sedimentos mais pesados fiquem na parte debaixo e seja bombeado para o Biofiltro só a água filtrada, as várias cerdas de nylon desfiadas servem para isso.
Por essa tampa também é aplicada a solução tampão (cal e gesso) diretamente nos sedimentos mais pesados. Essa solução tampão controla o PH da água e serve de insumo para as bactérias do Biofiltro.
A água semi-filtrada pelo sedimentador precisa ser bombeada com outra bomba SP 2000 para o biofiltro. Aqui tem várias bactérias que eliminam a amônia presente nos dejetos dos peixes e torna a água suficientemente boa para os animais.
Pra fazer o sedimentador, desfie e grude 1,5 kg de fio de nylon dentro de um balde 20L. O cano que sai filtrado do sedimentador deve entrar por baixo, tendo pequenos furos na ponta. Em seguida fazer uma balsa com garrafas pet para que o biofiltro fique flutuando sobre o tanque, com uma pequena altura de queda de água.
IMPORTANTE: o fio desfiado deve ser nylon. Outros materiais apodrecem com o tempo
TANQUE
Diário
(5 min) Alimentar os peixes conforme idade e peso:
Dica: Pra saber o peso do peixe, simplesmente retire um deles da água e pese numa balança e depois devolva para o tanque. Todos os demais terão mais ou menos o mesmo peso.
Dica bônus: Não há necessidade de esgotar o tanque nem para limpeza nem para qualquer outra atividade de rotina.
SEDIMENTADOR
Diário
(5 min) Aplicar solução tampão: uma colher de sopa rasa com cal misturado com gesso (50% de cada). Essa solução controla o PH e dá insumos para o biofiltro. Os peixes vão morrer se ficarem três dias seguidos sem aplicar essa solução.
(10 min) Retirar os sedimentos por meio da torneira e misturar com a água de irrigação.
Semanal
(30 min) Limpeza do sedimentador
Desligar as bombas;
Levantar a tampa no meio do sedimentador e sacudir dentro do tambor (só isso já é o suficiente);
Retirar a água do sedimentador e usar para irrigar a horta, compostagem ou o minhocário;
Limpar a mangueira que envia água para o biofiltro.
BIOFILTRO
Nunca limpar. Não precisa fazer nada.
MÓDULO 1 - Piscicultura
Etapas na preparação do viveiro para chegada dos alevinos
Cuidados no transporte e recepção dos alevinos
Arraçoamento
Limpeza do Sistema (bombas, mangueiras e sedimentador)
Despesca
A água do tanque é utilizada para regar a horta. Os dejetos dos peixes fazem essa água ser muito rica em nutrientes para as plantas.