O sisteminha Embrapa é modular, isto é, você pode adaptar ou remover alguns dos elementos do sistema para se adaptar ao seu terreno e necessidade. Imagine que é como peças de lego e cada peça é um módulo, você pode substituir e mexer como preferir.
Aqui estão listados 7 dos 15 módulos possíveis, note que foi substituída a criação de porquinhos da índia por coelhos e isso não afeta a função dentro do sisteminha, geram uma produção incrível com o mínimo necessário de trabalho diário. Alguns módulos como "produção de carvão" e "criação de porcos" foram retirados do planejamento porque dão muita manutenção.
O sisteminha possui diversos módulos, isto é, elementos que podem ser usados todos em conjunto ou adaptado. Os 15 módulos oficiais são:
Produção vegetal (carboidratos, hortaliças, chás e temperos; frutíferas e madeireiras);
Produção de porquinhos da Índia (aqui substituído por coelho);
Aquaponia;
Produção de larvas de moscas;
Produção de ruminantes;
Sistema de tratamento de água potável;
Você pode usar todos esses módulos, como no projeto original, ou adaptar para a sua realidade. Algumas propriedade não têm tamanho suficiente para usar todos ou simplesmente quer reduzir a quantidade de trabalho diário.
MÓDULOS ESSENCIAIS
Você pode ter uma versão bastante básica do sisteminha, apenas com:
Horta;
Galinheiro;
Tanque de peixes.;
Compostagem;
Minhocário.
Apenas com esses três módulos você consegue ter uma produção minimalista, em que a água do tanque irriga a horta e o galinheiro serve para produção de ovos e fertilizante para as plantas.